Dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia são sinônimos?

Dor de cabeça é um sintoma bem comum na população mundial. Em torno de 90% dessa população experimentará pelo menos um episódio de dor de cabeça ao longo da vida.

De maneira geral, classificamos as dores de cabeça em primárias e secundárias. As dores de cabeça primárias são aquelas em que a dor é a própria doença. Ou seja, são doenças que envolvem distúrbios de função do sistema relacionado à dor no cérebro.

Já as dores de cabeça secundárias são as que se manifestam como um sintoma de uma doença principal (tumor, hematoma, fratura, hipertensão intracraniana, entre outros).

No entanto, nem toda dor de cabeça é igual. Os tipos de dores de cabeça mais comuns são: cefaleia tensional e enxaqueca. Cefaleia é o termo utilizado para se referir a dores localizadas em qualquer lugar da cabeça. Logo, dor de cabeça e cefaleia são sinônimos.

A 3° edição da classificação internacional de cefaleias descreve mais de 200 tipos de dores de cabeça diferentes. Entre elas está a enxaqueca, que possui ainda uma subclassificação. Ou seja, enxaqueca é um tipo de dor de cabeça.

No caso da enxaqueca, é necessária uma avaliação neurológica com especialista, pois o diagnóstico é clínico. Exames como ressonância magnética de crânio, eletroencefalograma e tomografia não são necessários para o diagnóstico. Entretanto, eles podem ser utilizados eventualmente para exclusão de outras causas.

É importante destacar que cada pessoa é única. Portanto, as características da dor podem variar. Se você sofre regularmente de dores de cabeça, não se automedique. É sempre recomendável consultar um neurologista para obter diagnóstico e orientação adequados.

Stovner, L.J., Hagen, K., Linde, M. et al. The global prevalence of headache: an update, with analysis of the influences of methodological factors on prevalence estimates. J Headache Pain 23, 34 (2022). https://doi.org/10.1186/s10194-022-01402-2

Post anterior
O eletroencefalograma dá o diagnóstico de autismo?