Bloqueio anestésico de nervos cranianos: uma opção de tratamento para enxaqueca

O bloqueio de nervos cranianos é um tratamento utilizado para dores de cabeça em sua fase aguda (dores difíceis de passar com analgésicos comuns), no tratamento de transição e eventualmente no preventivo. É um procedimento minimamente invasivo que consiste na infiltração de anestésico local nas proximidades de nervos cranianos envolvidos na sensibilidade da região dolorosa, podendo se associar a corticoides. Promove dessa forma, rápido alívio da dor.  A duração do alívio pode variar de alguns dias a meses.

Os principais nervos bloqueados são: nervo occipital maior, occipital menor, auriculotemporal, supraorbital e supratroclear. Pode-se realizar também o bloqueio de pontos gatilhos dolorosos.

Os principais tipos de cefaleia beneficiados são: enxaqueca aguda, enxaqueca crônica, cefaleia em salvas, neuralgias cranianas, tensional, entre outras.

  • Pode ser utilizado na gravidez, período em que a grande maioria dos tratamentos preventivos para cefaleia devem ser evitados.
  • Pode ser usado por idosos ou pessoas com intolerância a medicações preventivas.
  • Evita uso recorrente de analgésicos.

Os efeitos colaterais geralmente são poucos e bem tolerados. A maioria das pessoas desenvolve dormência na distribuição do nervo injetado alguns minutos após o procedimento.  Raramente acontece: tontura após a aplicação do anestésico, alergia ao anestésico (efeito colateral eventualmente previsível que pode ser evitado).  No entanto, é contraindicado em pacientes que já realizaram craniotomia (cirurgia com abertura do crânio).

Quer saber se você pode se beneficiar desse tratamento? Agende já sua consulta.

 

Referências:

  1. Fernandes L, Randall M, Idrovo LPeripheral nerve blocks for headache disorders Practical Neurology 2021;21:30-35
  2. Chowdhury D, Datta D, Mundra A. Role of Greater Occipital Nerve Block in Headache Disorders: A Narrative Review. Neurol India. 2021
Post anterior
Atividade física e epilepsia
Próximo post
Epilepsia e gestação